Monday, October 31, 2005

A sugestão cinematográfica é rever um clássico da época, 'Nightmare before Christmas' de Tim Burton. A ideia é gira, as personagens divertidamente assustadoras e vão ficar a cantarolar a banda sonora...

Um rápido apontamento de Halloween...o hall de entrada da minha casa e a porta de entrada. As decorações da porta foram feitas com cartolinas cor-de-laranja e preta, as teias de aranha compram-se em qulquer loja, na época e são baratas, para além de incluirem as aranhas. A abóbora no aparador da entrada foi comprada no ano passado na 'Tribo', nesta altura qualquer loja tem...

Ah, não se esqueçam de ter uns rebuçados ou bombons à mão...


PS- Da próxima ponho uma foto da decoração do jardim :0)

Thursday, October 27, 2005

O Outono já chegou. As folhas estão a passar de verde a amarelo dourado e a vermelho. Mais umas semanas e será o castanho a predominar...Acho que é a minha estação favorita. Toda a Natureza dá um último suspiro feito de cores, cheiros e sons antes de morrer durante o Inverno.
Já sabe bem umas meias quentes, um chá, uma manta nas pernas enquanto lemos um livro e vemos o Sol desaparecer mais cedo, o cantar das folhas com o vento, a chuva ainda suave a bater nas janelas, as pessoas atarefadas, a fruta madura pronta a ser transformada em compota, as nozes, as castanhas...

O Halloween também está a caminho e a passos largos, mas disso falo no fim da semana. Para já aqui vai a receita da semana que é...BOLO INGLÊS (aportuguesado...)

- 225 g farinha
- 1 pitada de sal
- 100 g de manteiga
- 100 g de açúcar
- 100-175 g de frutos secos (nozes, pinhões, avelãs) e cerejas cristalizadas, ameixas e alperces secos cortados em pedaços
- 1/2 colher de chá de canela
- 1 pitada de noz moscada (facultativo)
- 1 colher de sopa de vinho do Porto para macerar os frutos
- 1 ovo batido
- 5-6 colheres de sopa de leite

Untar a forma de bolo inglês. Trabalhar a farinha, o sal e a manteiga. Juntar o açúcar e as frutas. Adicionar o leite e o ovo e misturar bem. Junte mais leite se necessário. Deite a massa na forma e leve ao forno a 180º (no 4) por 1 hora. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.




Hoje tenho duas recomendações literárias:


As peças de Oscar Wilde são divertidíssimas. O senhor tinha um sentido de humor delicioso para além de ser um grande feminista (o que transparece nas suas histórias), só isso já me faz gostar dele :0) Ainda estou a ler 'An Ideal Husband' mas, até agora, a minha favorita é 'Salomé'. É incrivelmente intensa e muito ousada para a época.


O 'Good Omens' é possivelmente um dos meus livros favoritos ('tá no top 15). Trata-se de um registo dos últimos 11 anos da humanidade antes do apocalipse. O anti-cristo é um puto, um anjo (negociante de livros raros nas horas vagas) e um demónio (não propriamente caído, mas que foi deslizando vagamente para baixo) demasiado habituados à nossa Terra decidem evitar o pior e o cão infernal gosta de caçar coelhos e perseguir gatos (são mais intrigantes do que as almas caídas e muito mais resistentes)...hilariante e muito inteligente.

"According to the 'Nice and Accurate Prophecies of Agnes Nutter' - the world's only totally reliable guide to the future - the world will end on a Saturday. Next Saturday, in fact. Just after tea..."

Acerca da data da Criação do mundo num Domingo, 21 de Outubro de 4004 a.C. às 9 da manhã...

"(...)The whole business with the fossilized dinosaur skeletons was a joke the paleantologists haven't seen yet. This proves two things:
Firstly that God moves in extremely mysterious, not to say, circuitious ways. Gods does not play dice with the universe; He plays an ineffable game of His own devising, which might be compared, from the perspective of any of the other players (i.e., everybody), to being involved in an obscure and complex version of poker in a pitch-black room, with blank cards, for infinite stakes, with a Dealer who won't tell you the rules, and who smiles all the time.
Secondly, the Earth's a Libra.(...)"

Porque tem que se dizer: Isto é só uma amostra sem fins lucrativos. Todo o texto em inglês pertence ao Neil Gaiman e ao Terry Pratchett.

(prometo que para a semana é um autor português :)


A foto a seguir mostra como reutilizar uma lata de salsichas utilizando papel prensado com pétalas e fita a condizer.



Este ano no meu 'birthday' a Calíope deu-me de prenda estes lindos alfinetes de peito :0) - Um 'olá' muito grande para ti!

Tuesday, October 18, 2005

Uma vez que o Outono chegou, as andorinhas partiram, as folhas começam a cair e o vento já sopra mais fresco (e choveu!!!), aqui estão algumas fotos das férias de Verão, para lembrar o calor e a preguiça :0)

Friday, October 14, 2005

Para começar, um olá especial à Caliope que me lembrou que o meu blog precisa de ser 'alimentado' com mais frequência.

Na semana passada fui ver o filme 'Brothers Grimm'. É muito bom. Uma espécie de 'A lenda do Cavaleiro sem cabeça' de Tim Burton, mas com um pouco mais de cor e humor. Apanham-se alguns sustos que são compensados pela química entre os dois actores principais (Matt Damon e Heath Ledger - bastante diferentes do seu género habitual) e pelos pequenos momentos e dicas relativamente aos contos infantis escritos pelos irmãos. A rainha má que é ao mesmo tempo a Rapunzel e a princesa da ervilha, o terrível boneco de gengibre, os sapatos de cristal, os irmãos Cinderella, o Lobo Mau...genial!


COMO FAZER UMA ESTANTE PARA CD'S A PARTIR DE UMA CAIXA DE VINHO DO PORTO

Retirar a tampa de plástico e lixar toda a caixa ligeiramente
Escovar o pó e dar uma demão de Bondex
Deixar secar.
Medir e cortar a tampa de plástico de modo a encaixar dentro da caixa em duas prateleiras
Forrar as prateleiras com papel a gosto
Em cada lateral da caixa colocar dois pregos longos que servirão de suporte às prateleirs. Fixá-los de forma harmoniosa.
Colocar as prateleiras e os CD'S.



A minha 'sister' ofereceu-me o livro 'Número 10' de Sue Townsend (quem não conhece o Adrian Mole, a Pandora , o Bert Baxter e o Sabre?). Trata-se de uma visão sarcástica e hilariante da Inglaterra actual. O Primeiro-Ministro não pára de 'mandar bolas fora' e os assessores decidem mandá-lo numa viagem de recuperação. Um agente dos serviços secretos acompanha-o enquanto ele, disfarçado de mulher (e a gostar) percorre a Inglaterra real. A Primeira-dama é uma maníaco-depressiva muito inteligente e obcecada com otamanho do seu nariz. A empregada do nº 10 perdeu o pé amputado do filho e o filho do Primeiro-ministro é comuna! Com estes ingredientes só podia sair uma obra com o melhor do neurótico humor inglês.




Adoro estes sapatos...Sinto-me a Bela Adormecida...(ou não andasse eu sempre cheia de sono...)