Thursday, October 27, 2005

O Outono já chegou. As folhas estão a passar de verde a amarelo dourado e a vermelho. Mais umas semanas e será o castanho a predominar...Acho que é a minha estação favorita. Toda a Natureza dá um último suspiro feito de cores, cheiros e sons antes de morrer durante o Inverno.
Já sabe bem umas meias quentes, um chá, uma manta nas pernas enquanto lemos um livro e vemos o Sol desaparecer mais cedo, o cantar das folhas com o vento, a chuva ainda suave a bater nas janelas, as pessoas atarefadas, a fruta madura pronta a ser transformada em compota, as nozes, as castanhas...

O Halloween também está a caminho e a passos largos, mas disso falo no fim da semana. Para já aqui vai a receita da semana que é...BOLO INGLÊS (aportuguesado...)

- 225 g farinha
- 1 pitada de sal
- 100 g de manteiga
- 100 g de açúcar
- 100-175 g de frutos secos (nozes, pinhões, avelãs) e cerejas cristalizadas, ameixas e alperces secos cortados em pedaços
- 1/2 colher de chá de canela
- 1 pitada de noz moscada (facultativo)
- 1 colher de sopa de vinho do Porto para macerar os frutos
- 1 ovo batido
- 5-6 colheres de sopa de leite

Untar a forma de bolo inglês. Trabalhar a farinha, o sal e a manteiga. Juntar o açúcar e as frutas. Adicionar o leite e o ovo e misturar bem. Junte mais leite se necessário. Deite a massa na forma e leve ao forno a 180º (no 4) por 1 hora. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.




Hoje tenho duas recomendações literárias:


As peças de Oscar Wilde são divertidíssimas. O senhor tinha um sentido de humor delicioso para além de ser um grande feminista (o que transparece nas suas histórias), só isso já me faz gostar dele :0) Ainda estou a ler 'An Ideal Husband' mas, até agora, a minha favorita é 'Salomé'. É incrivelmente intensa e muito ousada para a época.


O 'Good Omens' é possivelmente um dos meus livros favoritos ('tá no top 15). Trata-se de um registo dos últimos 11 anos da humanidade antes do apocalipse. O anti-cristo é um puto, um anjo (negociante de livros raros nas horas vagas) e um demónio (não propriamente caído, mas que foi deslizando vagamente para baixo) demasiado habituados à nossa Terra decidem evitar o pior e o cão infernal gosta de caçar coelhos e perseguir gatos (são mais intrigantes do que as almas caídas e muito mais resistentes)...hilariante e muito inteligente.

"According to the 'Nice and Accurate Prophecies of Agnes Nutter' - the world's only totally reliable guide to the future - the world will end on a Saturday. Next Saturday, in fact. Just after tea..."

Acerca da data da Criação do mundo num Domingo, 21 de Outubro de 4004 a.C. às 9 da manhã...

"(...)The whole business with the fossilized dinosaur skeletons was a joke the paleantologists haven't seen yet. This proves two things:
Firstly that God moves in extremely mysterious, not to say, circuitious ways. Gods does not play dice with the universe; He plays an ineffable game of His own devising, which might be compared, from the perspective of any of the other players (i.e., everybody), to being involved in an obscure and complex version of poker in a pitch-black room, with blank cards, for infinite stakes, with a Dealer who won't tell you the rules, and who smiles all the time.
Secondly, the Earth's a Libra.(...)"

Porque tem que se dizer: Isto é só uma amostra sem fins lucrativos. Todo o texto em inglês pertence ao Neil Gaiman e ao Terry Pratchett.

(prometo que para a semana é um autor português :)


A foto a seguir mostra como reutilizar uma lata de salsichas utilizando papel prensado com pétalas e fita a condizer.



Este ano no meu 'birthday' a Calíope deu-me de prenda estes lindos alfinetes de peito :0) - Um 'olá' muito grande para ti!

1 Comments:

Blogger caliope said...

mas é difícil acompanhar tantos livros! é uma das coisas que admiro em ti: a capacidade de leitura que tens...eu leio, mas tu lês MUITO mais! :)
vou experimentar o bolo com leite e manteiga de soja a ver se fica bom.
quanto às flores, são um verdadeiro vício, não? :)

7:33 AM  

Post a Comment

<< Home