Tuesday, November 13, 2007

Contrição e...bolachinhas?!

Juro que não era para ter sido assim... Este blog não devia ter estado em coma tanto tempo.

Assim sendo, e tendo os meus interesses sofrido alguns ajustamentos nos últimos 2(?) anos, vou iniciar uma série de posts culinários.



Em meados de Setembro, a minha avó ofereceu à minha mãe uma abóbora (até foram três, mas só esta é que interessa, realmente). Essa abóbora foi negligenciada e esquecida até me ocorrer que em Novembro é o Thanksgiving e que no Thanksgiving, a malta do lado de lá do Atlântico come, sim, isso mesmo, Tarte de Abóbora. Parti pela net adiante em busca da receita perfeita. Cada uma dava sugestões diferentes: leite evaporado, ou natas, cravinho ou noz-moscada, e o pior, a abóbora não era tipo bolina (o que se usa na Tarte de Abóbora original), era uma daquelas abóboras de casca verde e com pouquinho recheio. "Que se lixe", pensei eu, e fui organizando o "making of".

Enquanto isso, um dos sites que visitei, demonstrou ser uma revelação. É o site http://www.joyofbaking.com/. Depois de visitar este site, não fui mais a mesma pessoa e a minha cozinha não tem parado.

Comecei por bolachas: bolachas de aveia, bolachas de chocolate, bolachas de gengibre....e nuuuunca mais parei :) (nem me fiquei só pelas bolachas, hehehe)

Hoje, fica aqui a receita e resultados das bolachas de aveia. As fotos são péssimas, porque eu sou uma péssima fotógrafa. Tenho de pedir à Calíope que seja a minha editora de imagem.

Aqui vai:



Bolachas de Aveia com Arandos (ou sultanas)



100 g nozes tostadas e picadas grosseiramente
170 g manteiga
200 g açúcar amarelo (branco também dá, mas este fica melhor)
1 ovo grande
1 c. chá baunilha (opcional)
100 g farinha
1/2 c. chá bicarbonato de sódio
1/2 c. chá sal
1/2 c. chá canela
260 g flocos de aveia (no Lidl são bons e baratos)
60 g de arandos secos ou sultanas

Tostar as nozes no forno a 170ºC por 8 minutos. Deixar arrefecer e picar grosseiramente.

Bater a manteiga com o açúcar por 3 minutos. Adicionar o ovo e a baunilha e bater.

Separadamente, misturar a farinha, o bicarbonato, o sal e a canela. Incorporar esta mistura no creme de manteiga. Adicionar as nozes, arandos/sultanas e os flocos de aveia e misturar tudo.

Untar um tabuleiro com manteiga e farinha. Colocar colheradas de massa (aprox. 1 colher de chá bem cheia) separadas por 2/3 cm.

Levar ao forno por 12-15 minutos ou até estarem douradinhas. Retirar do forno e colocar numa grelha para arrefecer. Provar uma ainda quente, escaldar a língua e mesmo assim adorar!




Como é claramente visível, não consigo tirar uma foto de jeito...ai, ai.

Labels:

2 Comments:

Blogger caliope said...

UAU!
Adorei o teu regresso! :-D
Vou experimentar esta receita, mas e a tarte? Foi feita?

12:27 PM  
Blogger Mary Luce said...

É claro que sim. A seguir a, a seguir eu ponho a tarte :)

6:25 PM  

Post a Comment

<< Home